quarta-feira, 14 de maio de 2014

1ª Formação professores e coordenadores -agenda

PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC)

FORMAÇÃO DO PAIC DO EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL


Data: 08/05/2013
Local: Polo UAB

TEMA: A coleção Pessoinhas e as interações, brincadeiras e a integração das experiências fundamentais para a aprendizagem, desenvolvimento e bem estar das crianças.

OBJETIVOS:

·       Compreender a importância da coleção Pessoinhas no planejamento das práticas pedagógicas considerando as características específicas da Educação Infantil;
·       Identificar os interesses e necessidades das crianças da Educação Infantil para atender à diversidade de momentos em suas vidas (crianças de creche 0 a 3 anos).
·       Refletir sobre as práticas pedagógicas que tem as interações e a brincadeira como eixos norteadores e que garantem experiências fundamentais para a aprendizagem, desenvolvimento e bem estar das crianças de creche (0 a 3 anos): O planejamento e a organização de sequencia de atividades significativas como possiblidades de integrar essas experiências.

CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO

·       Reflexão sobre a coleção Pessoinhas e a prática pedagógica nas creches;
·       Manual de Orientação Pedagógica “Brinquedos e Brincadeiras nas Creches”: Modulo I;

Metodologia:

·       Apresentação de slides e vídeos;
·       Trabalhos em grupos.

Recursos:

·       Notebook, Datashow, caixas de som, dentre outros materiais.

Planejamento
Atividades
Descrição
1. Chegada
7:00 às 8:00
·       Lanche e credenciamento
2. Acolhida
8:00 às 8:30

·         Entrega de cartão de boas vindas
·         Dinâmica de apresentação
·         Vídeo motivacional
·         Apresentação da agenda

3. Introduzindo a temática
8:30 às 9:00
·         Vídeo: Rubem Alves - O papel do professor
·          Reflexão do vídeo: Despertar a curiosidade da criança para o aprendizado.
4. Apresentação do livro PESSOINHAS
9:00 às 11:30
·   Deixar o livro e os suportes exposto na sala
·   Apresentar o livro pessoinhas de forma mágica (ex. caixa mágica, sacola, carta as crianças, etc.)
·   Apresentação do slide: O livro pessoinhas e as diretrizes curriculares para Educação Infantil.
·   Trabalho em grupo: 7grupos cada grupo planejar uma forma de apresentar o livro para sua turma.
Almoço
11:30 às 13:00
5. Reiniciando
13:00 às 13:30
·            Momento de musicalização.
6. Características das crianças de 0 a 3 anos
13:30 às 14:00

– Por meio de slides Piaget e Wallon, discutir os interesses e necessidades das crianças da Educação Infantil para atender à diversidade de momentos em suas vidas nessa etapa da educação (crianças de creche – 0 a 3)
– Vídeo sobre bebês (as explorações dos bebês; criatividade e curiosidade, as interações, os movimentos, interesses e necessidades). “O movimento do corpo infantil – uma linguagem da criança”.
– Comentários sobre o vídeo.
(Estabelecer relação conteúdo dos slides e vídeo)
7. Interações, brincadeiras para o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos.
14:00 às 14:15





·            Visualização do vídeo Rotina e Aprendizagens no berçário.

8. Planejamento de um tempo, prática para as crianças de 0 a 3 anos
14:15 às 15:00
·            Apresentação de imagens de tapete sensorial
·            Confecção do tapete por equipe
·            Planejamento de um tempo da rotina utilizando o tapete para as crianças de 0 a 3 anos
·            O que? Como? Para que? Tempos?

9.Socializando o planejamento
15:00 às 15:45

·            Apresentação dos grupos
10. Avaliação
15:45 às 16:00
·            Fazer avaliação oral e receber avaliações escritas.

Blog das Formações: formacaoeducinfantil.blogspot.com.br
Email: formacaoeducinfantil2013@gmail.com

Visite, dê sua sugestão e participe da construção de nosso blog!
É de suma importância a sua participação.





Nenhum comentário: